Como calcular o peso de uma estrutura ou móvel de madeira?

Guia Prático

 

 

O vídeo deste artigo foi feito especialmente para responder a dúvida do João Robles no artigo (As madeiras mais indicadas para construção de telhado), e de muitos dos que acompanham este site onde sou colunista, sobre o peso de diferentes madeiras.

Dentre tantas variáveis, deixo aqui duas tabelas com as quais você pode consultar no momento de fazer os seus cálculos: a 1ª com as principais madeiras e seu respectivo peso estimado em m³, considerando umidade de 12% a 15%, e a 2ª com o peso de chapas de MDF . Neste vídeo você você verá como calcular o peso de um móvel.

Deixo aqui também a fórmula para calcular o volume em . É muito simples.

 

Depois de realizar este cálculo e obter o m³, basta multiplicar este resultado pelo peso estimado da madeira em questão. O produto desta multiplicação será o peso aproximado da sua peça de madeira.

 

Tabela de pesos de madeira (kg/m³) com 12 a 15% de umidade

 

 

Tabela de Peso MDF

 

 

 

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão. Atualmente compartilho o que aprendi em 35 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comente

Comentarios

Deixe uma resposta