Categorias:

Como economizar água com o reuso da máquina de lavar roupas

Saber como economizar água com o reuso da máquina de lavar roupas já se tornou uma necessidade a ser considerada diante da seca e a falta de água que já está afetando muitas pessoas no sudeste. Para contribuirmos na economia de água, podemos tomar outras atitudes que poderão diminuir o valor da sua conta de água, como:

Não tomar banhos demorados
Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes
Passar sabão e esfregar toda a louça e só depois enxaguar de uma só vez
Evitar lavar o quintal usando esguichos ou mangueiras
Evitar lavar o carro.

Anteriormente ensinamos a fazer uma minicisterna para recolhimento e armazenamento de água da chuva, que também contribui para a sua economia de água, já que o conteúdo armazenado pode ser utilizado para lavar o quintal, regar as planta e etc.

 

Como-economizar-agua-com-o-reuso-da-maquina-de-lavar-roupas

Além disso, é possível economizar água através do reuso da máquina de lavar roupas. A primeira água que sai do ciclo de lavagem, pode ser descartada ou pode ser usada para lavar o chão de seu quintal, principalmente das pessoas que possuem animais em casa, pois contém bastante sabão das roupas que foram lavadas. A segunda água que sai, que é mais limpa, pode ser utilizada para colocar na máquina novamente e lavar mais uma leva de roupas.

A água recolhida da máquina de lavar ou da chuva é imprópria para consumo humano e para o consumo de animais, ainda que tratada.

É importante dizer que a máquina de lavar roupas é o eletrodoméstico que mais consome e, consequentemente, é o que mais desperdiça água. Sendo assim, ao reutilizar a água retirada da máquina é possível ter grande economia e reduzir o impacto no meio ambiente.

Para termos certeza da economia gerada, buscamos na internet casos de pessoas que já fazem o recolhimento da água da máquina e trazemos aqui algumas experiências.

Dona Rosana Giviglia mostrou aqui como fez para aproveitar a água da máquina de lavar. Ela não apresentou um passo a passo, mas o sistema é bem simples!

Elvis Prado postou seu vídeo de como aproveitar a água da máquina de lavar em 2009, e tem uma lista de materiais para fazer a montagem do seu sistema de economia (é bem parecido com o sistema anterior).

 

O terceiro vídeo foi postado por José Diniz, que sabe bem como economizar água. É um sistema mais elaborado que os anteriores. Esse sistema recebe a água vinda da máquina de lavar, mas separa a água da primeira lavagem (que é mais suja) da segunda lavagem em recipientes diferentes, a água da segunda lavagem ou enxague (mais limpa) é usada para iniciar uma nova lavagem.  O sistema também recebe água da chuva e, com o auxílio de uma bomba elétrica, puxa água para uma caixa d’água em cima da casa. A água armazenada na caixa d’água é usada apenas para dar descarga no banheiro.

 

Comente o post e compartilhe outras formas de economizar água

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *