Saiba qual a broca certa para cada finalidade e material

Destaque, Faça Você Mesmo

Nesta semana trazemos aqui o artigo de Adilson Pinheiro. Ele foi convidado e hoje vai escrever sobre brocas, tipos de brocas e suas aplicações.

Para conseguir bons resultados em furações não basta ter uma boa furadeira, usar a broca certa é fundamental tanto para a qualidade como para a durabilidade de broca e furadeira. Para facilitar vou separar por materiais a serem perfurados.

Madeira

Certamente é a que apresenta mais modelos, não irei listar todos apenas os mais comuns.
3 pontas: Fácil de usar, precisa, corta bem. Ideal para furos de até 12mm (essa medida pode não servir em todas as furadeiras)

Como-escolher-a-broca-certa1

 

Como-escolher-a-broca-certa2

 

Broca chata

Encontrada em medidas a partir de 1/4 e vai até 35mm. A principal vantagem é poder realizar furos maiores mesmo com furadeiras com mandril de 3/8″. Como desvantagem não muito precisa especialmente em furos profundos.

Como-escolher-a-broca-certa3

 

Como-escolher-a-broca-certa4

 

Forstner

Excelente opção para furos largos, mais precisa que as brocas chatas, contudo não tem grande variedade de medidas e seu custo é maior.

Como-escolher-a-broca-certa5
Como-escolher-a-broca-certa6

Broca rápida

Indicada para madeiras duras. Pode ser encontrada em comprimentos longos.
Fique atento, pois normalmente possuem uma rosca na ponta que impede de voltar antes de atravessar a peça, sendo possível apenas com furadeiras que possuam reverso.

Como-escolher-a-broca-certa7

Como-escolher-a-broca-certa8

 

Metal

São brocas produzidas em aço rápido, que na prática é um material duríssimo e capaz de penetrar em todos os tipos de metais ferrosos e não ferros encontrados no dia-a-dia, contudo não suporta a torções e pode partir facilmente com movimentos bruscos.

Também é uma boa opção para furos em plásticos. Em madeira apesar de furar muito bem é preciso evitá-la, por dois motivos: pode travar e partir ou aquecer e perder a têmpera, nesse caso ficando inutilizada para furos em metais duros.

Também existem brocas fabricadas em metal duro, porém de custo elevado e inviável para uso cotidiano.

Como-escolher-a-broca-certa9

 

Como-escolher-a-broca-certa10

 

 

Alvenaria e concreto

São brocas sem aparente poder de corte, tanto na ponta como nas bordas, dessa forma não penetram em materiais como madeira ou metais.

Em sua ponta é incrustada uma ou duas pastilhas de metal duro, conhecido como Widea.
Para melhor desempenho é preciso usar a função martelete da furadeira.

Como-escolher-a-broca-certa11

 

Como-escolher-a-broca-certa12

 

Multiuso

Apesar de não possuírem desempenho superior em nenhum dos materiais as brocas multiuso podem ser usadas em madeira, plástico, aço e até concreto. Ideais para quem não quer se preocupar em ficar trocando de brocas para cada tipo de situação.

Como-escolher-a-broca-certa14
Como-escolher-a-broca-certa13

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão. Atualmente compartilho o que aprendi em 35 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comente

Comentarios

3 comments

Deixe uma resposta