Categorias:

Saiba qual a diferença entre as bombas de água e faça a escolha certa

A escolha do tipo de bombas de agua depende principalmente da profundidade em que a água está, da vazão e pressão desejada.

Podemos dividir em dois tipos: Bombas de superfície e bombas submersas:

[sg_popup id=1]

Bombas de água Submersa:

 

Como o próprio nome diz, ficam mergulhadas na água. Seu uso mais comum são os poços tubulares (artesiano e semi artesiano).

bombas de agua

A principal vantagem desta bomba é poder ser usada em poços profundos, no entanto a manutenção é um pouco complicada.

Veja aqui as opções de Bomba D’água.

 

Bombas de água Superfície:

 

As bombas de superfície são para instalações fora de água, estão limitadas a altura de aspiração máxima de 40m (somente a Injetora), porém a manutenção tende a ser mais simples e barata. Pode ser:

  • Periférica;
  • Centrífuga;
  • e Injetora.

Confira a lista com detalhes e surgindo dúvidas poste nos comentários. Não esqueça de assinar nosso conteúdo para receber novidades como esta.

 

 

Bomba de água Periférica

bombas de agua

A mais barata e com menor capacidade de sucção (vazão), porém com maior pressão que a centrífuga.

Aplicação: Ideal para transferência de água limpa e isenta de sólidos de: cisternas, rios, reservatórios, e no abastecimento de residências, indústrias, no campo em pequenas irrigações, principalmente em sistemas que necessitem de maior pressão. Utilizada para maior altura (pressão).

 

Bomba de água Centrífuga

bombas de agua

Devido a seu sistema construtivo possui maior vazão e menor pressão que uma bomba periférica, contudo igualmente restrita a 8m de profundidade.

 

 

Bomba de água Auto Aspirante

bombas de agua

Pode ser periférica ou centrífuga. Não altera as características de vazão e pressão,porém tem a capacidade de eliminar bolhas de ar da tubulação.

 

 

Bomba de água Injetora ou Ejetora

bombas de agua

É uma bomba que possui um dispositivo que vai acoplado à tubulação que fica submersa no poço ou reservatório. Sua manutenção e custo operacional tende a ser maior do que as bombas submersas, bem como o consumo de energia para acionar o mecanismo injetor/ejetor. Contudo, sua instalação é, em geral, mais rápida e fácil.

Possui menor vazão que as periféricas e centrifugas (pode chegar a apenas 1/3 do volume se comparado a bombas de mesma potência). Sua principal vantagem é sucção de até 40m.

Ainda tem dúvidas sobre bombas de agua? deixe nos comentários ou envie uma mensagem através do formulário clicando aqui.

 

Publicidade:

5 comentários em “Saiba qual a diferença entre as bombas de água e faça a escolha certa

  1. A bomba periférica funciona como uma autoaspirante, preciso tirar esta duvida,pois tenho auto aspirante e centrifuga.
    E gostaria de instalar uma periférica no lugar da auto aspirante, pois seu custo e bem inferior que as autoaspirantes.

  2. Tenho uma bomba dessas aí injetora quero saber quais são as conexões que pegam na entrada da bomba até nessas curvas que vão para baixo pq meu pedreiro não sabe e tá vazando e eu quero trocar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *