Saiba qual a diferença entre as bombas de água e faça a escolha certa

Destaque, Ferramentas

A escolha do tipo de bombas de agua depende principalmente da profundidade em que a água está, da vazão e pressão desejada.

Podemos dividir em dois tipos: Bombas de superfície e bombas submersas:

Bombas de água Submersa:

 

Como o próprio nome diz, ficam mergulhadas na água. Seu uso mais comum são os poços tubulares (artesiano e semi artesiano).

bombas de agua

A principal vantagem desta bomba é poder ser usada em poços profundos, no entanto a manutenção é um pouco complicada.

Veja aqui as opções de Bomba D’água.

 

Bombas de água Superfície:

 

As bombas de superfície são para instalações fora de água, estão limitadas a altura de aspiração máxima de 40m (somente a Injetora), porém a manutenção tende a ser mais simples e barata. Pode ser:

  • Periférica;
  • Centrífuga;
  • e Injetora.

Confira a lista com detalhes e surgindo dúvidas poste nos comentários. Não esqueça de assinar nosso conteúdo para receber novidades como esta.

 

 

Bomba de água Periférica

bombas de agua

A mais barata e com menor capacidade de sucção (vazão), porém com maior pressão que a centrífuga.

Aplicação: Ideal para transferência de água limpa e isenta de sólidos de: cisternas, rios, reservatórios, e no abastecimento de residências, indústrias, no campo em pequenas irrigações, principalmente em sistemas que necessitem de maior pressão. Utilizada para maior altura (pressão).

 

Bomba de água Centrífuga

bombas de agua

Devido a seu sistema construtivo possui maior vazão e menor pressão que uma bomba periférica, contudo igualmente restrita a 8m de profundidade.

 

 

Bomba de água Auto Aspirante

bombas de agua

Pode ser periférica ou centrífuga. Não altera as características de vazão e pressão,porém tem a capacidade de eliminar bolhas de ar da tubulação.

 

 

Bomba de água Injetora ou Ejetora

bombas de agua

É uma bomba que possui um dispositivo que vai acoplado à tubulação que fica submersa no poço ou reservatório. Sua manutenção e custo operacional tende a ser maior do que as bombas submersas, bem como o consumo de energia para acionar o mecanismo injetor/ejetor. Contudo, sua instalação é, em geral, mais rápida e fácil.

Possui menor vazão que as periféricas e centrifugas (pode chegar a apenas 1/3 do volume se comparado a bombas de mesma potência). Sua principal vantagem é sucção de até 40m.

Ainda tem dúvidas sobre bombas de agua? deixe nos comentários ou envie uma mensagem através do formulário clicando aqui.

 

Publicidade:

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão. Atualmente compartilho o que aprendi em 35 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comente

Comentarios

5 comments

Deixe uma resposta