Categorias:

Como fazer um filtro para cisterna

O Filtro de Água de Chuva auto-limpante de baixo custo e foi desenvolvido para ser instalado junto a tubulação de descida de água da calha do telhado. Ele é feito com tubo de 75mm e serve para telhados de até 50m2. Caso você queira fazer com projetos maiores, use um filtro para cada 50m2 de telhado, ou seja, para cada 50m2 de telhado faça uma descida com tubo de 75mm e instale um filtro.

Caso a tubulação seja diferente de 75mm, use adaptadores para esse diâmetro, ou faça esse filtro usando diâmetros diferentes, bastando apenas seguir as mesmas proporções.

Por exemplo: para um pequeno telhado de até 15m2 você pode usar o tubo de 50mm, mas se sobre esse telhadinho tiver plantas que derrubam muitas folhas use um filtro de 75mm, e para telhados maiores que 50m2 use tubo de 100mm.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

O filtro é o primeiro componente de um sistema completo de Aproveitamento da Água de Chuva. Após esse Filtro, vem o separador das primeiras águas de chuva e descarte das águas de chuvas fracas (que é a água mais suja que lava o telhado), depois, a água que entrar para a cisterna será uma água mais limpa.

Para ver o passo a passo da construção de uma cisterna clique aqui.

O objetivo deste filtro é separar as sujeiras mais grossas como folhas secas de árvores, pequenos insetos (geralmente mortos e secos), penas de pássaros, fezes de bichos, etc. e jogá-las para fora antes que possa chegar dentro da cisterna.

A montagem é feita com dois pedaços de tubo de PVC, um encaixado dentro do outro, com uma tela mosqueteiro entre os dois tubos, inclinada (+/- 45º) e uma abertura (lateral) para o descarte das sujeiras.

As sujeiras mais finas, que passarão pela tela, vão para o segundo estágio do sistema que é o Separador das águas. Esse Filtro além de ser auto-limpante, também vai descartar uma parte da água de chuva fraca e uma pequena porção das chuvas fortes para fazer a limpeza da tela.

 

cisterna-torch-tools-3

Construção do Filtro auto-limpante para água de chuva

 

Preparando as peças para a construção do filtro auto-limpante

Agora vamos preparar a peça de cima desse filtro. Para isso, primeiro corte um pedaço de tubo de 75mm com 19cm de comprimento. Nesse pedaço vamos fazer duas bolsas conforme explicações a seguir:

Moldando as bolsas usando o calor do fogo da boca de um fogão.

 

Agora pegue o pedaço de 19cm, lixe as bordas, faça um risco ao redor e distante 10cm de uma das pontas.
Depois aqueça a ponta desse tubo sempre girando e distante +/- 12 a 15cm do fogo da boca de um fogão.

NUNCA deixe o PVC encostar no fogo. A queima do PVC exala uma substância altamente poluente; por isso devemos SEMPRE encaminhar as sobras para um posto de reciclagem, nunca para os lixões e ou incineradores.

 

Assim que perceber que o tubo está ficando mole, tente encaixar por cima do tubo coberto com plástico para moldar uma bolsa na ponta desse tubo.

Obs.: fazer isso batendo na ponta oposta a que foi amolecida e depois girando o tubo para deixá-lo mais uniforme (mais reto).

Importante: O PVC tem a possibilidade de aquecer e esfriar caso precise repetir o processo.

Como essa bolsa (molde) é profunda, pode ser que tenha que fazer essa operação mais vezes, até conseguir chegar nos 10cm de profundidade.

Dica: retorne a aquecer a peça, mas agora procure aquecer um pouco mais para o meio do tubo.

Assim, ficará mais fácil fazer uma bolsa mais profunda. No nosso caso com os 10cm.

Após esfriar, retire o plástico e confira o encaixe. Essa bolsa deve encaixar sobre o outro tubo levemente justa, sem precisar forçar.

Depois faça um risco em volta e distante 4,5cm da outra ponta desse tubo com a bolsa, e seguindo os mesmos procedimentos anteriores. Faça uma bolsa de 4,5cm de profundidade. Ao fim, esse tubo terá duas bolsas, uma com 4,5cm e outra com 10cm de profundidade.

Agora para fazer a boca do descarte de sujeiras grossas na peça superior do filtro, primeiro risque um triângulo conforme indicações a seguir do lado da bolsa de 10cm:

– primeiro risque um traço na vertical;
– depois faça um pequeno risco (horizontal) nesse traço distante da base 2cm;
– depois faça um risco (horizontal) um pouco mais largo e 3,5cm acima do pequeno risco;
– depois faça dois pequenos riscos (verticais) sobre esse último risco, com 3,5cm para cada lado, ficando com um total de 7cm de largura;
– agora una os três pontos formados pelos cruzamentos dos pequenos riscos, para riscar o triângulo.
– por último, corte esse triângulo usando uma serrinha de mão.

cisterna-torch-tools-17

Depois com uma lima ou lixa grossa, arredonde os dois lados de baixo desse triângulo até ficar +/- como na foto abaixo:

Depois cole esse bico com cola de PVC conforme a foto. Após a cola secar bem, faça um reforço e o acabamento com Durepox, por cima e por baixo onde passou a cola.

Depois cole esse bico com cola de PVC conforme a foto. Após a cola secar bem, faça um reforço e o acabamento com Durepox, por cima e por baixo onde passou a cola.

O próximo passo é fazer a Lombada Interna, que vai servir para empurrar a água de chuva forte para o centro da tela que cobre o tubo inferior, proporcionando melhor aproveitamento dessa chuva.

Para a construção dessa lombada, primeiro pegue o pequeno triângulo que sobrou do corte da boca, e com uma lixa grossa faça ficar em formato de meia-lua. Depois coloque-o dentro do tubo +/- 1,5cm acima da abertura da boca, encostando no declive do fundo da bolsa. Note que o lado maior desse triângulo, vai fica para baixo dentro do tubo, +/- paralelo a linha superior da boca.

Depois que deixar a pequena peça bem moldada, cole-a com cola de PVC; reforce bem essa colagem. Após a cola secar, preencha o vão debaixo da pequena peça com Durepox. Isso é importante pois essa pequena peça deverá receber e suportar um grande impacto nas chuvas fortes. Veja detalhes nas fotos a seguir. Obs.: nas fotos, é mostrado a pequena peça dentro do tubo, visto por baixo.

cisterna-torch-tools-26

Depois para finalizar a construção desse filtro, coloque a tela mosqueteiro* sobre a ponta de 45º do tubo de baixo. Importante: coloque um pedaço grande que cubra praticamente todo o tubo.

Depois coloque a parte superior tomando muito cuidado para que as duas peças fiquem bem alinhadas conforme a foto inicial.
*Ideal que a tela mosqueteiro tenha proteção contra os raios UV.

Depois coloque sobre tudo, um pedaço de madeira, e com um martelo, bata devagar sobre a madeira. Assim, vai forçar o encaixe entre os dois tubos e ao mesmo tempo, vai esticando a tela.

Continue martelando devagar até que a parte de baixo do tubo inferior comece a aparecer na parte inferior da boca do tubo superior, ficando só um pouquinho acima.

Para finalizar, corte a sobra da tela ao redor do tubo de baixo com um estilete.

Pinte com tinta esmalte. A pintura além de deixar a peça mais bonita, vai ajudar na conservação contra os raios UV (ultra violetas) e as intempéries.

As instruções para a montagem desse filtro são disponibilizados pelo Sempre Sustentável. Um movimento que tem por objetivo criar, pesquisar, desenvolver e disseminar projetos experimentais de baixo custo, como este filtro auto-limpante para cisternas e a própria cisterna para reaproveitamento de água da chuva.

2 comentários em “Como fazer um filtro para cisterna

  1. Parabéns, simples, prático e bastante útil para a amenizar a grave crise da falta de água.
    Nasci na zona rural e fui criado carregando água das fontes na cabaça, na moringa, no pote, mas, atualmente vivo na zona urbana e utilizo água do telhado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *