Categorias:

Como usar o multímetro pode ajudar no dia a dia

O multímetro é um aparelho que mede e avalia grandezas elétricas como intensidade, voltagem, resistência etc. É possível encontrar dois tipos: o analógico (com ponteiros) e o digital. Apesar de existir os dois tipos de multímetro, ambos fazem a mesma coisa e, dependendo da marca, é possível que o analógico seja mais preciso.

É muito utilizado por quem trabalha com eletrônica, pois, consegue identificar defeitos em aparelhos eletroeletrônicos. São aparelhos portáteis e ter um destes em casa pode ajudar a não queimar seus aparelhos eletrônicos por conectá-los na voltagem errada.

Confira as opções de multímetro da Torch Tools, acesse.

 

Apresentação do Multímetro

Os aparelhos encontrados no mercado são bem parecidos uns com outros, veja o modelo abaixo.

multimetro

Nele há 4 grandezas principais e outras funções. Para utilizá-lo, primeiro coloque as pontas de teste: a preta na entrada comum ou COM e a vermelha na entrada do meio.

 

Feito isso, basta escolher o que quer medir. Veja o vídeo do RaaVaz e aprenda como utilizar o multímetro passo a passo.

 

 

Significado de cada campo

Veja abaixo o significado das funções disponíveis em um multímetro digital comum.

O V com o ~ embaixo que significa corrente alternada, corrente fornecida pelas tomadas de uma casa que são 110V ou 220V. No aparelho constam 750 e 200, que são posições de segurança para que o aparelho não queime.

O V com um traço e 3 tracinhos embaixo significa corrente contínua. Trata-se corrente fornecida por baterias (automotivas, de motos…), pilhas.

O A com um traço e 3 tracinhos embaixo significa medidas de corrente e medidas de tensão. Antes de conectar o instrumento em série com o circuito para a medida de corrente, desconecte a alimentação e descarregue todos os capacitores de alta tensão.

O ômega (parece uma ferradura) é o símbolo de resistência elétrica. É chamado de resistência ôhmica.

O vídeo a seguir explica como medir resistência elétrica, confira.

Usabilidade

O multímetro digital é simples de utilizar e para cada tipo de grandeza há um campo específico. Por exemplo, há um campo próprio para mensurar voltagem (V com o ~ embaixo). Este campo pode ser utilizado para identificar/ ter certeza sobre a corrente de uma tomada, por exemplo. Para este caso há dois tipos de voltagem: até 200 e até 750. Em residências, o normal são tomadas de até 110 (isso varia de cidade/estado em que está), e se você quiser apenas tirar a dúvida, coloque o aparelho na voltagem até 200, insira as ponteiras na tomada, e a voltagem aparecerá no visor ou nos ponteiros. Se não tiver certeza, utilize a voltagem até 750.

Sempre desligue o aparelho após utilizá-lo.

3 comentários em “Como usar o multímetro pode ajudar no dia a dia

  1. Devia ter parado de ler ja no “voltagem”, que conversamos doi de ler… Além de outras besteirinhas escritas que passam despercebido para leigos.
    Quer fazer um texto informativo com conteúdo técnico? Beleza! Mas vai pesquisar mais ou pedir pra alguém que realmente entenda revisar o texto antes de publicar.

  2. Não sou especialista no assunto, mas sempre li que o V mediria a tensão elétrica (voltagem) e o A mediria a corrente (amperagem), sendo possível assim determinar o consumo energético de um dispositivo.
    São conceitos bem diferentes. No texto ficou confuso ao utilizar o termo “corrente” para ambas as unidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *