Descarte de sobras de marcenaria

Destaque, Sustentabilidade

Ao longo de nossas publicações, sempre trouxemos novidades para a construção de peças em madeira, dicas de sustentabilidade, decoração, etc., mas o que nunca trouxemos aqui, até hoje, foi a maneira correta para fazer o descarte de sobras de marcenaria e serragem de madeira.

Descarte-de-sobras-de-marcenaria4

É importante saber que há uma maneira correta para fazer o descarte de pó de serragem e de outras madeiras. Também existem outras opções para reaproveitamento e reutilização de resíduos. Confira abaixo.

 

O que deve ser descartado

O descarte de resíduos sólidos é um assunto muito sério guardado por legislação ambiental federal, e demais legislações estaduais e municipais que protegem o meio ambiente e possibilitam a reutilização e reciclagem de muitos materiais. A temática descarte de madeira abrange diversas variáveis como o modo como a madeira foi tratada, se ela é compensa ou maciça, o tipo de madeira, entre outros tantos fatores.

Aqui não vamos entrar profundamente em cada variável para fazer o descarte, mas vamos apresentar algumas possibilidades.

 

Madeira pura ou maciça

São madeiras ótimas para a construção de móveis, e quando há sobras e pedaços, o mais inteligente é reutilizar os pedaços na tentativa de criar algo novo. Se isso não for possível, e você souber a procedência da madeira, pode utilizar em uma fogueira ou para fogão/forno a lenha.

Se o que sobrou foram as serragens da madeira, é possível utilizá-las como composto orgânico em jardins, hortas e plantações.

Caso você não queira nenhuma das opções acima, você pode procurar um Eco Ponto em sua cidade, devidamente legalizado, para a realização do descarte. Uma vez descartado, o Eco Ponto irá encaminhar tudo a um lugar apropriado de acordo com a lei.

MDF e demais aglomerados/ compensados

O MDF e demais aglomerados e compensados possuem em sua formação não somente madeira, mas outros itens que podem ser tóxicos caso o seu descarte não seja o correto. Estes não podem ser utilizados para compostagem orgânica ou reaproveitadas em fogões/ forno para aquecer.

Descarte-de-sobras-de-marcenaria1

Para o descarte de pequenas quantidades, o Eco Ponto é um bom lugar. Caso a quantidade seja grande, algumas grandes empresas como a Eucatex fazem a reciclagem de alguns tipos de madeira. Acesse o site e saiba mais.

Se você prefere que outros façam o descarte correto há empresas especializadas na coleta e destinação certificada de MDF/ aglomerados e compensados.

Reutilização de sobras de marcenaria

Caso você não queira se desfazer dos restos de madeira por medo de fazer o descarte incorreto, ou mesmo por querer fazer alguma coisa, trazemos algumas ideias para reutilizar restos e serragem de madeiras e ideias que saíram do papel.

A primeira ideia é uma máquina que, através da reutilização de restos de MDF e serragem, fabrica tijolos. Veja o vídeo abaixo de como esse processo é feito.

Caso você não tenha uma quantidade grande de restos de MDF e serragem, pode fazer uma estante diferente reutilizando os materiais.

reutilizacao-de-madeira
Descarte-de-sobras-de-marcenaria2

Restos podem se transformar em um porta vinhos muito criativo.

Descarte-de-sobras-de-marcenaria-porta-vinhos

Por que não um cubo mágico feito com sobras?

Descarte-de-sobras-de-marcenaria3

Veja também Como fazer um sofá de pallets

Equipe de redação. Comunicação Torh Tools

Comente

Comentarios

Deixe uma resposta