Categorias:

Jardim Suspenso feito com garrafas pet

Jardins suspensos são uma ótima opção para as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos onde espaço externo é algo que muitas vezes falta nas casas. Mas, faltando espaço ou não, hoje trazemos dicas para quem quer otimizar o espaço e reaproveitar garrafas pets de maneira inteligente.

Nossa dica é um jardim suspenso feito com garrafas pet que pode ser utilizado para fazer uma pequena horta com seus temperos favoritos, ou mesmo para plantar pequenas flores.

É possível empilhar as garrafas de maneira lateral do topo da parede ao chão, deixando sempre espaço entre elas para que as plantas possam crescer. Veja a foto abaixo:

2015-08-05 15.21.25

Esse jardim é de um restaurante em Maresias/ SP, e tem temperos utilizados para as refeições, mas também tem flores e outras plantas. Eles utilizaram as garrafas pet de várias formas nesse jardim.

Para fazer um parecido é simples. Anote aí!

– Garrafas Pet de 2 litros com tampa
– Tesoura com ponta fina
– Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame
– Para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa
– Terra
– Muda de planta ou sementes

O primeiro passo é fazer uma abertura na garrafa como a foto a seguir.

jardim-corte-garrafa

Depois de faze a abertura, faça 2 furos em cada extremidade da garrafa para passar a corda. Também faça pequenos furinhos para a água escorrer.

Caso você use corda ou barbante faça nós depois de passa-las pelos buracos, isso garantirá que as garrafas não saiam do lugar e não amassem as plantas de baixo.
Se preferir usar arame ou cordoalha, será necessário passa-los também por uma arruela e dar meia volta com o arame ou cordoalha dentro da arruela. Isso vai garantir que ficará bem presa.

Para finalizar estique a corda e prenda na parede! Veja alguns exemplos de jardins suspensos feitos com garrafas pet.

jardim_vertical-imagem1

Esse jardim acima tem as garrafas fixadas diretamente na parede com fios.

jardim-suspenso-garrafas-pet

Este jardim foi preso na viga de madeira e presa ao chão, quase formando uma parede.

jardim-suspenso-fundo-garrafa-pet

Neste jardim suspenso foram utilizadas apenas o fundo das garrafas pet, e para ficarem equilibradas as cordas também foram utilizadas.

Se você curte reutilizar materiais na decoração da casa, vai gostar de saber como transformar pallets em prateleiras, acesse.

Um comentário em “Jardim Suspenso feito com garrafas pet

  1. Adorei o post. Gostaria de saber quais tipos de plantas podem ser plantadas nestas garrafas pets. Pois pelo que percebi tem que ser plantas que se adaptam a potes pequenos e que não cresçam muito. Poderia dar dicas de flores e plantas? Queria saber também se é preciso fazer furo na parte de parte do litro para escoar a água. Dependendo do local pode virar uma sujeira quando a água de terra passar pelo furo e cair no chão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *